quarta-feira, 18 de julho de 2012

MAIS UM POUCO DE NÓS!




Vimos um grande elenco de desigualdades que refletem a realidade social do Brasil de hoje. Há inúmeros problemas neste país, alguns muito simples de serem resolvidos, outros que já demandam um maior esforço, mas basicamente, todos podem ser superados. Muitos deles podem ser resolvidos a partir de políticas voltadas para programas educacionais com o intuito de esclarecer a população sobre determinadas inverdades que tocam a vida em sociedade. Um destes problemas é a situação atual das pessoas portadoras de deficiência física.

Vítimas de problemas congênitos, enfermidades ou causas traumatológicas, estes indivíduos perfazem grande parte dos excluídos no Brasil, sendo quase sempre esquecidos nos porões da desigualdade, pois no Brasil nutre-se a idéia de que todo deficiente, pela própria limitação física, torna-se um inválido. Uma idéia torpe, visto que as melhores qualidades de um indivíduo limitado pela deficiência podem se refletir por outros meios e potenciais, não somente pelas mãos e pernas, mas também pelo seu cérebro. A sociedade ainda não conseguiu entender que o maior potencial humano está em sua mente, capaz de produzir os mais belos frutos, mesmo com limitações motoras. Para alguns, mais do que deficientes estes indivíduos passam a idéia de seres imperfeitos. Este conceito é errôneo porque não se leva em conta o que as pessoas deficientes fazem ou podem fazer e sim o que não fazem.

Piedade, protecionismo ou paternalismo ofendem a dignidade do indivíduo portador de deficiência. Felizmente, hoje, no Brasil, existe uma maior conscientização do respeito devido aos deficientes, haja visto a inclusão de vagas específicas para portadores de deficiências em concursos públicos. O deficiente tem direito à uma posição digna que o ajude a se habilitar e se integrar ao mundo, oferecendo-lhe condições e oportunidades de mostrar toda a sua capacidade inata e ainda não usufruída. Esta integração junto à comunidade se configura quando lhe estão garantidos os direitos à uma vida digna, com educação, trabalho, esporte, enfim, com todas as oportunidades oferecidas a um cidadão comum, mas observando-se suas dificuldades e limitações.

Além do direito ao trabalho, à educação e outras atividades inerentes a qualquer cidadão comum, o portador de deficiência física tem garantido o seu direito de ir e vir, locomovendo-se para onde desejar. Entretanto, muitas vezes, este direito é barrado por um simples degrau, por exemplo. Quando da construção de edifícios públicos, há que ser observada a legislação que prevê o acesso adequado destes indivíduos nestes lugares, evitando-se de excluir o portador de deficiência de realizar desejos de sua vontade mais simples como ir ao banheiro, por exemplo.

Os portadores de deficiências físicas tiveram muitas conquistas nos últimos anos. Na verdade, como em todos os segmentos sociais, as conquistas dos deficientes são resultados de seus próprios trabalhos, principalmente através das entidades que os representam, por meio de protestos e reivindicações das mais variadas. A sociedade precisa compreender que os indivíduos portadores de deficiências representam 10 % da população brasileira e, por este motivo, devem ser vistos como sujeitos passivos de direitos como qualquer outro cidadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário