quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Por cadeiras de rodas motorizadas, deficientes acionam a Justiça

Por Gustavo Epifânio / Diário SP
A certeza de Wanderlei Dutra de Lima, de 31 anos, de que ficaria de vez com a cadeira de rodas motorizada veio no início deste mês, quando o TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) manteve a decisão da 1 Comarca de Santos que obrigou o SUS a fornecer o veículo automático para o deficiente físico.
“Logo que entramos com a ação, a juíza deu uma decisão preliminar para ele receber a cadeira. Mas poderia ter de devolver”, explicou o defensor Thiago Santos de Souza.
Depois que ficou tetraplégico há nove anos, Wanderlei deixou de ter autonomia e sua rotina era bem diferente da que tem hoje. “Eu dependia das pessoas para qualquer coisa. Agora eu tenho autonomia e vou até a praia sozinho.”
Justiça obriga SUS a dar cadeira de rodas motorizada
SUS vai oferecer cadeiras motorizadas para pessoas com deficiência
Piauí passa a conceder cadeiras de rodas motorizadas através do SUS
Wanderlei Dutra de LimaO caso dele não é uma exceção. A Unidade da Fazenda, da Defensoria Pública de São Paulo, que atende casos semelhantes na capital, recebe uma média de três casos de pedido de cadeiras de rodas motorizadas por mês. “Mesmo com o laudo atestando a necessidade do tetraplégico de ter este tipo de aparelho, eles têm o pedido negado”, afirmou o defensor Luis Fernando Bonachela.
Um dos casos bem sucedidos do defensor público é o da universitária Aline Alves de Oliveira, de 24 anos. “A minha mãe ia à escola comigo. Mas quando entrei na faculdade queria ser mais independente. Eles negaram meu pedido e eu consegui na justiça.”
Ao contrário de Aline, Claudemir Ferreira Leal não foi feliz nos tribunais . “O laudo médico não estava claro. Nestes casos é difícil ter uma decisão judicial favorável”, disse Bonachela.
Cadeira entregue/ No ano passado, o Ministério da Saúde anunciou que as cadeiras seriam entregues por meio do programa “Viver Sem Limites”. A distribuição começou em julho e até dezembro, 131 equipamentos foram entregues no estado de São Paulo.
Para a deputada Mara Gabrilli (PSDB), cadeirante e fundadora do instituto que desenvolve projetos para o deficiente físico, mesmo sendo um número tímido, é significativo. “Sair do zero e ir para 131 é um número bom. Com certeza é um grande avanço porque não existia esse tipo de cuidado .”
Milhares de pessoas precisam da cadeira, então 131 para o estado é o mínimo”, disse Ricardo Luis Nontaldo, da ONG Apoio.
Fonte: Diário de S. Paulo

3 comentários:

  1. Precisamos falar sobre acessibilidade! Nos ajude a divulgar essa campanha que mostra a dificuldade do cadeirante na nossa cidade! "Vivendo na Pele" é uma produção independente! Assista:
    http://migre.me/qXlbS

    ResponderExcluir
  2. Precisamos falar sobre acessibilidade! Nos ajude a divulgar essa campanha que mostra a dificuldade do cadeirante na nossa cidade! "Vivendo na Pele" é uma produção independente! Assista:
    http://migre.me/qXlbS

    ResponderExcluir
  3. grato
    boa noite
    meu pai era paraitico teve paralizia infantio e andava Muleta pelaperna ter atrofiado, e acabou fundando um clube para Veteranos Americana-SP para que minha mae dancar eeleera locutr de radioclube deAmericana-Sp estamosem Americana -SPdesejando fazerum programa de TV e contatos para Cadeirantes,Surdos, Cegos,e outras deficiencias como criancas,adultos ,idodos,e idosas

    Fazer um programa mostrando os deficientes os grupos do Brasil ate os atletas Olimpicos do Brasil.envolvendo AACD e FORNECEDORES DECADEIRAS RODAS,PROTESES, DE MEMBROS E FISIO TERAPEUTAS MEDICOS, DIRETORESDE HOSPITAIS E POLITICAS PUBLICAS. BEM FICO AQUI VOU VERSE CONSIGO AJUDARO AMIGO PARGOS QUE ANDA CADEIRA DE RODA VAMOS VERSE CONSIGO FAZER ELE RADIALISTA E LOCUTOR RADIO.GRATO E BOA NOITE.

    ResponderExcluir