sexta-feira, 21 de junho de 2013

TROFÉU DA ACESSIBILIDADE



            As manifestações estão acontecendo por todo Brasil, e eu como sou a favor desse instrumento totalmente Democrático, venho por meio do Blog Vida de Cadeirante manifestar em relação a nossa classe, dos deficientes claro.
            Quanta coisa nós deficientes passamos todos os dias em nossas vidas, tais como preconceitos, falta de acessibilidade, falta de um tratamento médico de qualidade, falta de profissionais aptos a nos atender PRINCIPALMENTE nos órgãos públicos, escolas, que na maioria das vezes possui pouco ou nenhum tipo de acessibilidade, entre outras coisas.
            Alguns dizem que nós somos coitadinhos por estar numa cadeira de rodas, por exemplo, outros nos chamam de “aleijados” por que acham que estamos faltando pedaços. Mas tem aqueles, que graças à Deus tem aumentado significativamente esse número a cada tempo, que nos chamam de vencedores, campeões.
            De fato, concordo com o último grupo de pessoas (que nos chamam de campeões e vencedores), pois somos sim campeões, vencedores, lutadores, etc. como prova disso, posso dar o meu exemplo mesmo, que já enfrentei em toda a minha vida até hoje 10 cirurgias, dentre as quais algumas corri o risco de morte.
            Mas será que já estamos com o Troféu da Acessibilidade nas mãos? Sinto informar mas ainda não possuímos tal troféu pois vemos ruas não asfaltadas, calçadas esburacadas, rampas íngremes demais, que mais parece uma parede reta do que uma rampa propriamente dita, órgãos públicos onde não podemos sequer ter acesso por falta de acesso (eu sei, ficou redundante rsrs).
            Está na hora de nós deficientes armar protestos em todo Brasil na busca dos nossos direitos, pois um dos maiores direitos de todo cidadão que é o de ir e vir está sendo totalmente desrespeitados em cada centímetros das ruas de todas as cidades do nosso país. Venho aqui a encorajá-los meus amigos deficientes para que vocês organizem-se e façam protestos em suas cidades, se preciso for peça ajuda de algum político SÉRIO ou de algum movimento em sua cidade que cuide da questão dos deficientes e seus direitos.
            Eu confesso que em minha cidade Três Corações me sinto preso como se estivesse numa cadeia por não poder sair de casa sozinho, sem que esteja acompanhado e mesmo acompanhado enfrento tais limitações colocadas pela sociedade nas ruas, praças e avenidas de todo Brasil. Nós queremos trafegar pelas cidades do nosso Brasilzão sem ter que enfrentar rampas mal feitas, buracos nas ruas, calçadas mal cuidadas, pois enquanto isso acontece a Tia Dilminha enche os bolsos com a Copa das Confederações e principalmente a Copa do Mundo de Futebol.
            Gente, nós já somos campeões, mas temos que pegar a taça da Acessibilidade nas mãos para que possamos enfim, comemorar esse título de campeões que recebemos dia-a-dia com mais entusiasmos por alguns seres humanos como nós.
            Voltando a minha amada Três Corações, que todo ano ajuda a AACD no programa Teleton organizado pelo SBT. O que adianta vocês da cidade doar uma quantidade “x” todo ano pra AACD e não ser exemplo de acessibilidade para o povo? Muito mais que isso, não ser exemplo de orgulho nem pelas pessoas portadoras de algum tipo de deficiência que moram na própria Três Corações? Que vergonha!!! Será que vocês doam verba pro Teleton com o intuito de ter isenção de impostos? Isso seria o mesmo que dar com dó...
            Precisamos de ruas asfaltadas sim, mas que seja em todos os bairros, precisamos de rampas sim, mas que sejam rampas de qualidade feitas por mãos profissionalíssimas e não porque a empresa ofereceu o preço mais barato, precisamos de acessos nos órgãos públicos sim, mas que esses acessos sejam em todos os órgãos públicos e não somente naqueles em que por um acaso algum deficiente trabalhe lá não, precisamos de médicos especializados em deficiência, para que podemos ter saúde de qualidade, precisamos de empregos sim, mas precisamos que algum veículo ADAPTADO busque e leve a gente em casa, e que também as empresas passem por adaptações em suas estruturas físicas.
            Gente tá na hora de nós os “gigantinhos” acordarem também. Você que não é deficiente pode nos ajudar, convocando uma passeata, um protesto em sua cidade a fim de fazer a acessibilidade melhorar em todo Brasil, comece também por você que se diz “PERFEITO”, porque muitas vezes nós mesmos deficientes não começamos algo do tipo porque já estamos sem esperanças e estacionamos na vida, muitas vezes até com depressão por não ver nada mudar nessa vida. Ajude um deficiente e busque por ele um protesto legal, pacífico, onde ele possa participar éter também o direito da cidadania.

VAMOS TODOS NÓS MEUS AMIGOS DEFICIENTES OU NÃO BUSCAR O TROFÉU DA ACESSIBILIDADE PORQUE O TÍTULO JÁ É NOSSO PORQUE NOS FAZEMOS CAMPEÕES TODOS OS DIAS DE NOSSAS VIDAS QUANDO ABRIMOS OS OLHOS E ENCHERGAMOS O LADO BOM DA VIDA SEM RECLAMAR E A PARTIR DAÍ LUTAMOS POR NOSSOS IDEAIS, VOCÊ CONSEGUE ESTAMOS JUNTOS NESSA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário