segunda-feira, 1 de julho de 2013

O VERDADEIRO DISCURSO



Prezados vereadores,
Para começar, gostaria de agradecer a oportunidade de falar para vocês, vereadores tricordianos, no interesse de melhorar as condições de humanidade do nosso município. Agradeço particularmente ao Dr. Maurício, que, ao acessar meu blog, se interessou pela causa da acessibilidade e foi até a minha casa para conversar sobre as questões que eu levantei e para dar a elas consequência, com a colaboração dos demais vereadores.
No ano passado, com a promulgação da Lei Municipal de Acessibilidade no último mês do ano, Três Corações assumiu, finalmente, um compromisso com as diferenças, com os tricordianos portadores de necessidades especiais, como eu. Compromisso legalizado, é hora de começar a fazê-lo valer, pois as dificuldades dos portadores de necessidades especiais são cotidianas, mudam  dia a dia assim como a cidade. Há um mundo de adaptações por fazer e, para realizá-lo, é urgente a Câmara fundar uma frente de trabalho para fiscalizar a Prefeitura no cumprimento da Lei de Acessibilidade e para que ela seja aprimorada.

Já temos bons exemplos de acessibilidade na cidade, como a reforma da região do Calçadão 18, adaptado inclusive para pessoas com deficiência visual. Na cidade como um todo, porém, pouquíssimas calçadas têm acesso para cadeirantes e o estado de manutenção delas é deplorável. Para cada dez recapeamentos asfálticos, nenhuma manutenção em calçadas é feita. Quando há rampas, algumas delas são muito íngremes, o que faz com que o cadeirante precise de alguém para ajudá-lo como se estivesse diante de um degrau. Orelhões mais baixos se contam com os dedos das mãos.  Não há acesso adaptado ao cinema, ao estádio de futebol e, no Ginásio Pelezão, a rampa é íngreme e começa com um degrau. Poucas escolas estão adaptadas e, como estão construindo creches na cidade, eu desejo que os projetos tenham preocupações com acessibilidade. E que os colaboradores sejam preparados para tratar com portadores de necessidades especiais.
Os degraus, nosso vilão mais costumás, estão na porta de quase todos os comércios, além dos consultórios de médicos e de dentistas. E também diante das casas do Poder Público: Fórum, Inss, Polícia Civil, Prefeitura e outros órgãos colocam dificuldades para nós, portadores de necessidades especiais. Ambulâncias adaptadas também faltam, quando necessitei utilizar uma me vi obrigado a viajar no colo. Por aqui, não há balanças para pesar cadeirantes.
Compreendo que a Lei Municipal de Acessibilidade é nova e leva tempo para colocar tudo nos eixos. Mas temo que pensar assim possa levar vocês, vereadores, a sentirem-se em paz com os problemas de quem tem necessidades especiais. Há muito por fazer e é urgente, precisamos da atenção de vocês, governantes.
Em Três Corações a questão do trabalho para nós é muito delicada. Eu já tentei fazer cursos no SINE e não consegui por falta de ter como acessar a sala de aula. Caso tivesse conseguido a capacitação, eu teria problemas para conseguir o emprego, porque não há vans e ônibus adaptados a serviço de transportar os trabalhadores em nossa cidade. Isso faz com que as empresas prefiram trabalhar com surdos-mudos, pois eles não exigem adaptação física dos espaços. Tenho 21 anos e estou preparado para me profissionalizar e contribuir para a sociedade com a minha força e os meus sonhos. Há muita gente em condições parecidas. Espero que a minha (visita ou carta) tenha contribuído para abrir os olhos, mas mais que isso, para abrir os corações de vocês, governantes, para a urgência de ações que nos ajudem a nós, os portadores de necessidades especiais, a participar do crescimento humano e econômico da nossa cidade.

  

Um bom exemplo de acessibilidade no comércio é a loja TNT (que fica em cima do banco Bradesco), que possui sim escadas, porém, tem um elevador para pessoas portadoras de necessidades especiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário