domingo, 31 de agosto de 2014

Sobre Casas Acessíveis Para Cadeiras de Rodas

Recursos

Uma casa acessível para cadeira de rodas deve incluir, no mínimo, portas mais largas que suportem sua passagem, uma superfície que favoreça seu deslocamento, interruptores de luz e plugues que possam ser facilmente alcançados pelo usuário e um banheiro acessível. Todos os passos, mesmo os pequenos devem ser convertidos em rampas, dentro e fora da casa. Essas adaptações por ser realizadas com um gasto mínimo de dinheiro, tempo e trabalho.

Considerações

Enquanto coisas como rampas e portas mais largas são essenciais para dar suporte a cadeirantes, existem muitos outros pontos a serem considerados. Por exemplo, o cadeirante gosta de sair da casa? Ele precisa de assistência para ir para a cama e sair dela? Ele irá utilizar o chuveiro? Se a resposta for sim para todas as perguntas, a casa deve incluir recursos como largas rampas externas, um sistema de suspensão e um chuveiro fixo uma bico destacável.

Significância

Já que usuários de cadeiras de rodas podem possuir uma variedade habilidades, uma casa acessível pode incluir qualquer coisa, do essencial até atualizações sofisticadas. Se dinheiro não é problemas, a casa pode ter balcões com ajustes de altura, unidade de controle do ambiente e até elevadores para outros níveis da casa. No entanto, nem todas as atualizações custam muito dinheiro. Uma atualização de baixo custo que todo o cadeirante deve considerar é a adição de corrediças de plástico às paredes, portar e cantos para evitar danos permanentes das rodas.

Concepções errôneas

Não pense que é necessário gastar muito dinheiro para tornar sua casa acessível para uma cadeira de rodas. Na verdade, poucas mudanças por fazer uma grande diferença, até mesmo no orçamento. Por exemplo, uma pia de parede ou uma mesa elevada em blocos permite o acesso de uma cadeira de rodas embaixo. Aumentando o comprimento de cordas de puxar de ventiladores de teto ou persianas irá torná-las operacionais a partir de uma altura mais baixa. Remover uma porta de suas dobradiças dá a cadeira de rodas alguns centímetros a mais para atravessar. Até mesmo a reorganização da mobília pode garantir mais espaço para o deslocamento da cadeira, fazendo a diferença entre um quarto acessível e um que se encontra fora dos limites.

Perspicácia

Além do básico que foi mencionado aqui, algumas considerações chave que são geralmente negligenciadas por usuários recentes de cadeiras de rodas são a largura do percurso até a porta, a localização de itens de uso comum como copos ou pratos e a presença de uma segunda saída acessível em caso de emergência. Tornar uma casa acessível para cadeira de rodas envolve mais do que somente adicionar uma rampa. Diz respeito a assegurar que a pessoa consiga completar suas rotinas diárias da maneira mais independente possível.



FONTE: http://www.ehow.com.br/sobre-casas-acessiveis-cadeiras-rodas-sobre_123500/

Nenhum comentário:

Postar um comentário