quinta-feira, 1 de março de 2012

Deficiente fisico japonês escala Monte Saint-Michel com a juda de rôbo

Ha cinco anos, ele comtemplava a imagem de Monte Saint-Michel (França) em seu computador. Na ultima terça-feira, na frente milhares de turistas, Seiji Uchida, um japonês deficiente físico realizou um grande sonho: escalar o Monte Saint-Michel.

E para isso ele contou com a ajuda de um amigo biônico. Uma pessoa equipada com uma roupa especial, que da uma assistência muscular a quem a porta.


"O Monte é de difícil acesso para alguém em cadeira de rodas, é um sonho estar aqui", diz o homem que viajou com sua esposa e seus quatro filhos. "Eu quero mostrar aos meus filhos que mesmo com uma deficiência podemos enfrentar tudo o que quisermos", disse ele, sorrindo.

Seiji Uchida, de 49 anos, deficiente fisico há 27 anos quando sofreu um acidente de moto, subiu e desceu as escadas, nas costas de um voluntario que vestia gum tipo de combinação de robótica, o robô HAL (Limb Assistive Hybrid). Colocado ao longo do corpo de uma pessoa, o "exo-robô" de 25 quilos lhe dá uma força sobre-humana, permitindo-lhe transportar pesos de até 200 quilos.



Alimentado por uma bateria, a estrutura cobre toda as costas, assim como pernas e braços, e é repleta de sensores de detecção do sinal de ativação dos músculos humanos do cérebro. Através de micro-motores, suporta todo o trabalho necessário para aumentar a massa muscular, caminhar ou subir escadas.

"Eu gostaria que o Monte Saint-Michel permaneça como ele é (sem acesso para deficientes fisicos) e que os deficientes possam vir visita-lo ", diz Seiji Uchida que vestia uma camiseta com os dizeres "Je n'abandonne jamais", o que significa " Eu não desisto nunca ".



Uchida, que é presidente da associação de curling para pessoas com deficiência fisica no Japão, não pára por aí. Em seu programa: visitar mais lugares que fazem parte do património mundial, incluindo Machu Picchu, tudo isso com o apoio de patrocinadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário