quinta-feira, 8 de março de 2012

Shopping Ibirapuera-Ótimo lugar para deficientes visitarem!

Christian Matsuy - segunda-feira, 4 de outubro de 2010 - 08:36

Mais uma “praia” paulistana avaliada! Dessa vez o bom e velho Shopping Ibirapuera, que já passou por muitas reformas e ampliações e hoje atende bem as pessoas com deficiência. Eu confesso que esse é meu shopping preferido, mas tentarei não ser tendencioso na avaliação!
O Ibirapuera tem cinco pisos de lojas e é muito grande. Conta com seis elevadores distribuídos pelos andares e, pelo que posso me lembrar, é um dos poucos shoppings que ainda mantêm ascensoristas nos elevadores. Eu gosto, e muitas vezes eles já pediram educadamente para que alguém descesse do elevador para dar prioridade para um carrinho de bebê ou um cadeirante. Além do que, existem escadas rolantes “à vontade”. Infelizmente, não há salas de cinema.
Em todos os pisos de estacionamento, existem vagas reservadas, sempre próximas aos elevadores. No piso C1, além dessas vagas, pode-se parar o carro no estacionamento VIP e contar com a ajuda dos manobristas para montar a cadeira ou desembarcar do carro. O valor cobrado é o mesmo, e custa 7 reais pelo período de quatro horas.
placa de sinalização na entrada do estacionamento
As vagas seguem a norma e tem bom espaço lateral para desembarque. Se o cadeirante for o motorista, basta estacionar o carro de frente, ou vice-versa.
vagas reservadas ao lado dos elevadores
Outra coisa muito bacana nesse shopping é o programa de conscientização referente às vagas reservadas. Existem banners espalhados pelo shopping todo e na rampa de acesso ao estacionamento também. Carros sem identificação, seja por meio do cartão DeFis ou adesivo, são “presenteados” com uma filipeta, explicando o por quê daquelas vagas existirem. Uma maneira sutil de orientar a pessoa que parou ali indevidamente.
"multa moral" colocada em carro sem identificação
Existem banheiros adaptados em todos os pisos e eles estão identificados. Assim como no Shopping Vila Olímpia, não são todos os banheiros que são adaptados, mas existe pelo menos um por andar. O porém é que eles ficam trancados e é necessário pedir ao “banheirista” que o abra pra você. Como o nome já sugere, ele sempre fica tomando conta do banheiro e não será necessário sair procurando por ele shopping afora.
banheiro amplo e bem higienizado
Enquanto eu fotografava a placa do banheiro, fui abordado por um segurança acompanhado de um bombeiro perguntando se havia algo de errado com o banheiro, se eu estava precisando de ajuda pra sentar no vaso enfim, eles acharam que eu estivesse tentando “colher provas” para uma denúncia, ou coisa parecida. Fui inclusive orientado a fazer qualquer reclamação ou sugestão através de e-mail, pelo site do shopping.
sinalização de banheiro adaptado
A praça de alimentação desse shopping é bem grande e espalhada (dividida na verdade), as mesas são todas de formato padrão e atendem perfeitamente a nós cadeirantes, com ótimo vão livre inferior e boa altura de tampo. Se você optar por comer em um restaurante, cada um usa um tipo de mesa diferente, o que já ficou um pouco difícil de avaliar. Nessa ocasião, a atendente levou meu pedido até a mesa, ou seja, se você estiver desacompanhado, creio que é só pedir uma ajuda que ela não será negada. O espaço de circulação entre as mesas é muito bom também.
mesas com boa altura e vão livre grande
Ah, sim! Há sinalização tátil de advertência em todos os pisos nos locais necessários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário