quinta-feira, 8 de março de 2012

Restaurante Referência na cidade de São Paulo para deficientes!

Christian Matsuy - quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012 - 16:53

E eis que voltamos a visitar lugares diferentes aqui em São Paulo. Após as férias, concurso… voltamos a nossa rotina normal!
Outra novidade é que iremos divulgar os valores em média (por pessoa) dos locais avaliados, mesmo nos locais já visitados, iremos incluir essa informação. Geralmente incluindo uma entrada/acompanhamento, prato principal, bebidas não alcoólicas e taxa de serviço.
Dessa vez fomos ao Taizan que é um restaurante chinês bem antigo e tradicional (desde 1970), localizado no bairro da Liberdade. Os Restaurantes chineses de uma maneira geral oferecem pratos muito bem servidos, alguns indicados para duas pessoas servem até três ou quatro, o legal é ir em turma grande para poder pedir mais de uma variedade de prato.
O restaurante oferece estacionamento com manobrista (6 Reais) ao lado do estabelecimento, não é Valet. Você pode pedir pra cobrar o valor na hora de fechar a conta.
Na entrada temos dois degraus pequenos, eles colocam uma rampa de madeira emborrachada com uma inclinação não suficiente para um cadeirante subir sozinho, mas com uma ajudinha básica é tranquilo. O pessoal lá é bastante prestativo e rápido – quando desci no estacionamento, a rampa já estava colocada.

rampa de acesso adaptada
rampa adaptada para acesso - o local merece um acesso fixo
Ah, outro porém é que havia um pequeno degrau no início da rampa, acho que o lugar merece uma rampinha melhor, ou até mesmo um acesso refeito, pois há espaço para ser construída uma rampa sem invadir a calçada e o interior do restaurante.

porta de entrada automática
porta de entrada automática - é só chegar perto que ela abre, ótimo!
A porta de entrada é automática, abre com sensor de presença, sendo assim fica fácil entrar no salão principal carpetado, que dá um ar completamente “china” ao local.
Existem dois tipos de mesa, quadradas e redondas (estas para 8 pessoas), porém minha cadeira não conseguiu entrar embaixo das quadradas (por milímetros, acho que vale a pena tentar) que aparentemente tinha um bom espaço sem apoio central, mas nas bordas havia um sarrafo que impedia, o jeito foi usar a mesa redonda que acomodou perfeitamente, (mesmo estando em duas pessoas os garçons foram muito prestativos) essa última dispôe de centro giratório que facilita para se servir.

mesas do restaurante
espaço de circulação bom - a mesa redonda acomoda melhor
Como já dissemos acima os pratos são bem servidos e estão em um patamar muito superior em relação aos restaurantes fast-food do gênero. Seria um pecado fazer tal comparação. Desde o tradicional Yakisoba e Frango Xadrez (diversos tipos), existem pratos a base de camarão, porco, peixe e carne bovina. Acho difícil mesmo não conhecendo, não gostar de nada.

lombo empanado agridoce mais arroz chop suey
lombo empanado agridoce (com abacaxi) mais arroz chop suey
Destaque para o Harumaki (rolinho primavera) que é opção de entrada na versão tradicional (recheio de carne com legumes) ou na versão brasileira (recheio de queijo) acompanhados de molho agridoce. São grandes, bem diferentes desses servidos em rodízios.

harumakis de queijo
harumakis de queijo
Os banheiros são muito bem adaptados com ótimo espaço interno sendo um masculino e um feminino, não ficam trancados, estavam limpíssimos e devidamente sinalizados. Palmas para o Taizan nesse quesito!

banheiro taizan restaurante
banheiros - tudo dentro dos conformes!
Enfim, recomendo o lugar. Creio que os pequenos empecilhos não atrapalharam a acessibilidade do restaurante que tem uma comida excelente e banheiro adaptado não será problema! O Taizan funciona nos horários de almoço e jantar. Mais cheio no almoço.

Um comentário:

  1. Agradeço a dica, meu sogro é deficiente físico e semana que vem estamos indo para São Paulo, estava fazendo umas pesquisas sobre acessibilidade dos restaurantes de São Paulo, cheguei a encontrar este restaurante neste site
    http://www.pertodevoce.com.br/sao-paulo/bares-comidas-e-entretenimento
    Mas obrigado pelo compartilhamento de informação, foi muito útil para mim.
    Abraço!

    ResponderExcluir