domingo, 11 de março de 2012

Prêmio Sentidos

Inserida em: 30/10/2007


Everton de Freitas Batista

O professor de capoeira que deu a volta por cima após o acidente que quase o deixou paraplégico Vencedor do segundo lugar na categoria Esportes do I Prêmio Sentidos, o professor de capoeira Everton Batista, 47 anos, carioca é exemplo de garra e superação. Após ter sido atingido por duas balas perdidas, que quase o deixou paraplégico, voltou a dar aulas e a valorizar ainda mais a vida.

Mestre Fanho, como é conhecido por todos, conta que logo após o acidente não tinha movimentos abaixo da cintura. "Eu não conseguia sentir as minhas pernas." Após meses de fisioterapia recuperou os movimentos dos braços. E, mais tarde, das pernas. Apesar de ter conseguido bons resultados em sua reabilitação - hoje possui paralisia branda do lado direito do corpo - o capoeirista continua se dedicando com afinco à fisioterapia.

Após o acidente como você se sentiu diante da possibilidade de ficar paraplégico e não poder mais praticar Capoeira?Fiquei apavorado inicialmente com a possibilidade de não apenas deixar de praticar Capoeira, mas deixar de andar.

Como foi sua recuperação e o fato de saber que poderia voltar a praticar capoeira? Ainda estou me recuperando. Continuo tendo limitações físicas de equilíbrio e força, principalmente do lado direito do corpo em que perdi alguns nervos e algumas sensações típicas de quem sofreu esse trauma. Porém, melhorei muito nos últimos dois anos e meio (após o acidente). Poucos acreditavam que eu pudesse voltar. Algumas vezes até eu duvidei. Mas devemos continuar tentando sempre. Se alguns disserem que você está enxugando gelo (como me disseram), que seja, enxugarei gelo até conseguir.

Hoje você ainda faz algum tipo de exercício para ajudar na melhora movimentos? Faço fisioterapia sempre. Pratico exercícios de equilíbrio e alongamento quando saio da cama. À tarde eu caminho, organizo algumas coisas e diversos trabalhos como reforço muscular, etc. E à noite dou aulas, mesmo com limitações tento cuidar do espírito, pois superar a negação do novo "Estado de Ser", é muito difícil.

Onde e para quem você dá aulas de capoeira?Dou aulas para pessoas de todas as idades e níveis sociais. Trabalho com crianças e jovens de comunidade e com pessoas que têm melhor condição social. Procuro fazer, através de rodas e eventos a integração das pessoas de todas as realidades, promovendo a inclusão e espantando o pré-conceito.

Além disso, você trabalha com músicas. Conte um pouco desse trabalho.
Desde garoto sou fascinado por música e, quase sem querer, me vi compondo músicas de capoeira, que têm o caráter crítico e relatam fatos do cotidiano do capoeirista, na roda e na vida. Produzi a primeira fita cassete, em tom de brincadeira, que na época teve muita repercussão. Depois do primeiro CD, veio o segundo e o terceiro, que ainda vendem em todo Brasil. Penso em fazer o primeiro DVD da minha vida, pois a capoeira tem um público dirigido muito fiel.

Na sua opinião qual a importância do esporte para quem tem algum tipo de deficiência? Toda importância do mundo, pois é uma forma de desenvolver a aceitação e estimular a auto-superação, sem falar do espírito, que é o mais fortalecido durante todo esse processo.

Quais são seus planos para o futuro? Faltam recursos e iniciativas como essa de vocês aqui no Rio, mas gostaria muito de poder continuar trabalhando com crianças de comunidade (faço isso de forma filantrópica) e poder trabalhar com deficientes físicos para passar um pouco da minha experiência.

O que achou da iniciativa do Prêmio Sentidos? Como se sentiu com a premiação?Sensacional! Embora tenha superado muitas coisas e me superado diariamente, andava um pouco acomodado e o prêmio serviu como estímulo para que eu não pare de lutar. Enviei meu trabalho como forma de divulgar, pois tudo é possível quando você acredita. Minha intenção era motivar outras pessoas e fazer contato com outras que tivessem passado o mesmo tipo de dificuldade. Agradeço a Deus e parabenizo a revista pela iniciativa e faço votos que continuem com esse espírito empreendedor e inovador, motivando pessoas em todo Brasil. Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário