segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Livro conta trajetória de atletas paraolímpicos

Publicação da Editora Thesaurus tem como autora a jornalista Patrícia Osandón
A jornalista Patrícia Osandón lança este mês pela Editora Thesaurus o livro Paraolímpicos – Vida e Magia, que mostra o exemplo de superação, garra e conta história das vitórias de atletas do esporte paraolímpico brasileiro, como Clodoaldo Silva (da natação, medalhista dos Jogos Paraolímpicos de Sidney, Atenas e Pequim), Roseane Ferreira dos Santos (do atletismo, medalhista de Sidney e dos Jogos Parapan-americanos do Rio de Janeiro) e João Batista (do futebol de cegos, bicampeão paraolímpico).

O livro chega após o melhor desempenho brasileiro na história dos Jogos Paraolímpicos. Em Pequim, o país conquistou a 9ª posição entre países de todo o mundo, com 47 medalhas (16 ouros, 14 pratas e 17 bronzes).

Organizado em cinco blocos (água, ar, fogo, terra e quinto elemento) e 200 páginas de textos, o livro tem a fala de renomados profissionais das áreas do esporte, como Bernardinho e Lars Grael, referências do esporte brasileiro, Dorina Nowill, responsável pela implantação da imprensa braille no Brasil, Marcos Frota, ator comprometido com a causa das pessoas com deficiência, e Mauricio de Sousa, com as aventuras de crianças com deficiência na Turma da Mônica, que circulam bimestralmente na Revista Brasil Paraolímpico.

Ao longo da história esportiva brasileira, os atletas paraolímpicos lutam de forma incondicional para a conquista de muitas medalhas para o país. O desempenho nos Jogos Paraolímpicos também melhorou nos últimos anos.

O empenho de cada atleta é fundamental para transformar um pouco da difícil realidade vivida por cerca de 24,5 milhões de pessoas com deficiência no Brasil, especificamente 14,5% da população (segundo o Censo 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário