sábado, 30 de março de 2013

Destinos brasileiros que são exemplo de acessibilidade

De acordo com o IBGE, o Brasil possui mais de 40 milhões de portadores de necessidades especiais, muitos deles sem acesso à estrutura adaptada. E, se viver em sua própria cidade pode ser um desafio em alguns momentos, imagine viajar.
É por isso que iniciativas como a de Maceió merecem destaque. A cidade é conhecida por ter uma das maiores porcentagens de hotéis adaptados. Assim como a capital do Alagoas, vários destinos têm focado no turismo acessível, fazendo com que viajar, mesmo que com restrições, seja possível.
Conheça alguns desses destinos e hotéis que têm se adaptado à realidade desses milhões de brasileiros, servindo de exemplo para as demais cidades brasileiras.

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Uma das cidades mais queridas do Brasil é também exemplo de acessibilidade. Além de se destacar em número de hotéis adaptados, o Rio de Janeiro conta com uma ótima estrutura em seus principais pontos turísticos. Rampas, elevadores, banheiros adaptados e outras facilidades, além do apoio dos funcionários de cada local, viabilizam os passeios.
Você pode encontrar mais informações e roteiros acessíveis na página do RioTur.
O Rio de Janeiro possui estrutura adaptada na maioria dos seus pontos turísticos. Foto: diogo86/Flickr
No Rio de Janeiro, o Golden Tulip Regente, localizado na orla de Copacabana, oferece uma boa estrutura para portadores de necessidades especiais, assim como o Rio Othon Palace.

São Paulo, São Paulo

A movimentada São Paulo também está entre as cidades com o maior número de hotéis adaptados e pontos turísticos acessíveis. No Guia de Acessibilidade Cultural é possível encontrar informações sobre a estrutura de teatros, museus e outras atrações.
Em relação à locomoção, contar com o transporte público pode ser complicado, especialmente nos horários de pico, quando o movimento é grande. A dica é optar pelo aluguel de um veículo.
A locomoção em São Paulo pode ser complicada, mas grande parte das atrações e hotéis estão adaptados. Foto: wallyg/Flickr
Em São Paulo, o Bourbon Convention Ibirapuera e o Comfort Nova Paulista estão entre os hotéis acessíveis.

Socorro, São Paulo

A pequena cidade de Socorro, a 130 km de São Paulo, é referência no assunto. Com o programa Socorro Acessível, essa estância termal construiu uma estrutura completa para quem quer aproveitar o descanso perto da natureza. Ate mesmo os restaurantes de Socorro oferecem cardápios em braile.
Com o programa Socorro Acessível, Socorro se tornou referência no assunto. Foto: Mel1st/Flickr
Em Socorro, portadores de necessidades especiais podem contar com a Pousada Pompeia.

Maceió, Alagoas

Destaque na quantidade de hotéis adaptados, Maceió é acessível desde o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, adaptado para pessoas com locomoção limitada, deficiência auditiva e visual.
Maceió é uma das cidades com maior porcentagem de hotéis adaptados. Foto: Robson 72/Flickr
Em Maceió, o Radisson Hotel Maceió e o Matsubara Hotel Maceió estão totalmente adaptados.

Curitiba, Paraná

Grande parte dos pontos turísticos de Curitiba estão adaptados, contanto com rampas, banheiros e outras facilidades. A locomoção também pode ser simples na capital do Paraná, mesmo quando feita pelo transporte público – muitos ônibus possuem estrutura para cadeirantes, mas é aconselhável evitar os horários de pico.
Curitiba possui um bom sistema de transporte e atrações acessíveis. Foto: Mr.Boombust/Flickr
Em Curitiba, conheça o Pestana Curitiba Hotel e o Hotel Confiance Batel, ambos com estrutura adaptada.
Esse post foi escrito para o Blog da MalaPronta.com, hotéis no Brasil e no Mundo pelo menor preço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário